quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ASSEMBLEIA ESTADUAL DA PASTORAL DA CRIANÇA



Tecer é entralesçar fios criando algo novo - Aconteceu em Natal no Centro de Treinamento de Ponta Negra, de 23 a 25/11/12 a Assembleia Estadual da Pastoral da Criança recheada da seguinte programação. Além da afável acolhida e espiritualidade pela coordenação local, trabalhamos o processo avaliativo e formativo, onde foi destaque a questão de se trabalhar a alimentação das crianças (Obesidade infantil), o Programa Brasil Carinhoso, a Missão do Leigo – A luz do Vaticano II, a nova metodologia da FAC, INFORMES – Mudanças no sistema de informações, o perfil de uma comunidade com Pastoral da Criança, parcerias, planejamento por setores para o ano 2013 e missa de encerramento.
Resta-nos agora continuar a missão e fazer valer cada vez mais as Ações Básicas da Pastoral da Criança. Tenho esperança de que novos Líderes vão surgir e possamos ser mais um para somar forças na luta para que todas as crianças tenham vida. Jesus te convida, nós esperamos, contamos e acreditamos em você.
Elení Fernandes de Queiroz

COORDENADORA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA - VISITA MOSSORÓ



A Coordenadora da Pastoral da Criança da  Diocese de Mossoró Maria de Lourdes dos Santos convida a todos para participarem da celebração da Santa Missa presidida  por Dom Mariano Manzana no dia 1º de Dezembro de 2012 às 09h00min horas da manhã na Catedral de Santa Luzia em Mossoró-RN.
 Irmã Vera Lúcia Altoé Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança estará visitando a Diocese de Mossoró-RN  pela 2ª vez dia 1º de Dezembro de 2012. Capixaba, natural de Cachoeiro do Itapemirim. Educadora formada em Pedagogia, também estudou Teologia e Espiritualidade. É pós-graduada em Alfabetização e em Ensino Religioso. Viveu até os 13 anos na fazenda de seus pais, quando foi estudar primeiramente em Barra do São Francisco e depois em São Paulo, em colégios de irmãs, período em que teve clareza de sua vocação e ingressou na vida religiosa. Após concluir os estudos, foi enviada em missão para o Mato Grosso, onde há 31 anos atua na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis. Começou seu trabalho na Pastoral da Criança quando foi morar na favela situada no Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), em 1997. Exerceu a Coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá, entre 1997 e 2001. Em seguida foi eleita Coordenadora Estadual do Mato Grosso, função que exerceu entre 2001 e 2004. Nos últimos quatros anos integrou o Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária. Segundo ela, seus principais desafios como  Coordenadora Nacional são continuar dando respostas positivas à missão da Pastoral da Criança, acolher e respeitar as diferenças e aprender a ser uma gestora em âmbito nacional. Para Irmã Vera Lúcia, coordenar o trabalho de  mais de 270 mil voluntários é uma oportunidade de gerar vida, sobretudo onde ela se encontra mais fragilizada. Irmã Vera Lúcia afirma que “Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar sobretudo a autoestima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”.

Bem vinda Irmã Vera a nossa Diocese que a sua presença seja exemplo para todos nós.